quinta-feira, 11 de julho de 2013

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

EQUIPE DA SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL SE REÚNE NO INSS

A agência do INSS de Patu promoveu no dia de hoje, uma reunião envolvendo todas as cidades que fazem parte do pólo. Foram convocados para esta reunião os secretários de Ação Social com sua respectiva equipe do CRAS(Centro de Referência aa Assistência Social) para informar e orientar sobre o BPC(Benefício de Prestação Continuada).

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Assistência Social e Cidadania de Messias Targino, juntamente com a equipe do CRAS (Centro de Referência  de Assistência Social) e os coordenadores do Programa Bolsa Família   estiveram presente a reunião, onde receberam as primeiras orientações de como identificar, encaminhar e acompanhar as pessoas que estejam dentro do perfil para dar entrada e receber o benefício (BPC).


Eliane Almeida, Islyny , Aida e Aurélia - Equipe do CRAS

O QUE É O BPC?

O BPC(Benefício de Prestação Continuada) é um benefício da Política de Assistência Social, que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e para acessá-lo não é necessário ter contribuído com a Previdência Social. É um benefício individual, não vitalício e intransferível, que assegura a transferência mensal de 1 (um) salário mínimo ao idoso, com 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, e à pessoa com deficiência, de qualquer idade, com impedimentos de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Em ambos os casos, devem comprovar não possuir meios de garantir o próprio sustento, nem tê-lo provido por sua família. A renda mensal familiar per capita deve ser inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

A gestão do BPC é realizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), por intermédio da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS), que é responsável pela implementação, coordenação, regulação, financiamento, monitoramento e avaliação do Benefício. A operacionalização é realizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Representante do INSS passa orientações a Equipe do CRAS sobre o BPC

A equipe do CRAS de Messias Targino conta hoje com duas Assistentes Sociais - Islyny Tuizy e Aida Paula, uma Psicóloga - Elisângela Ferreira, além dos coordenadores  Alan Ezequiel e Aurélia Medeiros. Para ambos a reunião foi muito proveitosa, pois agora irão fazer um levantamento junto a Secretária ,Eliane Almeida e identificar os possíveis beneficiários que poderão requerer junto ao INSS o BPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário